A Visitar

Casa da Malpica

A casa da Malpica foi construída em 1610. Nos inícios do séc. XX (1901 )foi restaurada, mas o seu traçado não foi conservado. As pessoas idosas ainda se lembram que esta casa ficou com “janelas abaixo e janelas acima” e, por isso, lhe chamavam o “Castelo da Malpica”.

A "Casa da Malpica" apresenta uma implatação que permite desfrutar da belíssima paisagem envolvente, com uma enorme abragência do seu campo visual, conforme as fotografias que complementam esta memória e que aqui se inserem.


Restaurante Repentina

Este restaurante, localizado na aldeia de Poiares, confecciona os pratos típicos da região. É especializado no cabrito assado em forno de lenha e, no que se refere às sobremesas, leite-creme, molotof, pudim de ovos e queijo da serra.


Solar da Casa Grande

Edifício do século XVIII, possui uma capela onde se admirava uma preciosa Via sacra, que segundo algumas pessoas era feita de marfim.
Esta casa brasonada era pertença da família Montenegro. Mas desde 1996 que o seu dono é Heitor Varandas, que se dedicou ao restauro do edifício, uma vez que se encontrava em mau estado de conservação.


Capela da Senhora da Graça

No interior desta capela, restaurada recentemente pelo Sr. Pe. Armindo, actual pároco de Poiares, encontram-se dois ex-votos, valiosos não só pelo seu tamanho mas também pelos milagres que retratam. Num deles, a Senhora da Graça salva um menino de morrer sufocado por uma espiga de trigo.


Igreja matriz

Igreja que logo nos principios da nacionalidade doi restaurada por D. Lourenço Vieira, o célebre Espadeiro, filho de Egas Moniz e companheiro de lutas e grande amigo de D. Afonso Henriques..

Era nesta torre afortalezada que todas as noites durante a Quaresma, um grupo de homens fazia a encomendação das "Almas" : - Por alma de fulano tal... E diziam o nome dessa pessoa que queriam "encomendar", citando bem alto o nome da pessoa, enquanto tocavam uma badalada no sino grande, como se em Dia de Finados! E as pessoas em suas casas ouviam perfeitamente o nome de seu familiar.

Edificio sem grande valor arquitectónico, guardava, porém, a cruz processional de Poiares.



Capela de Santa Bárbara e Cruz Santa de Poiares

A capelinha de S.tª. Bárbara, distanciada da aldeia cerca de 1quilómetro, é onde nos principios de Agosto (festa da terra) se desloca a população da freguesia e terras circunvizinhas para aí comerem as tradicionais merendas; o cabrito assado, a bõla de carne, os bolos de bacalhau, os nacos de presunto acompanhados de saborosas azeitonas e tudo regado de bom vinho branco ou tinto. Tudo isto acompanhado de foguetório e música popular, depois de terem levado em procissão os andores de S. Jerónimo e Stª. Bárbara e terem ouvido o sermão e missa cantadaem louvor da festejada, a qual protege os vinhedos de trovões e trovoadas.

Que vão pr´ aquele Marão

Onde não há palha nem grão...

Nem bafinho de Cristão!

Foi aqui nas cercanias desta capela que apareceu enterrada a valiosa Santa Cruz de Poiares.

Stª Bárbara festejada a 4 de Dezembro que é o seu dia Litúrgico. Poaiares tem grande devoção a esta Santa que, da sua capelinha, vela pelos vinhedos para não serem molestados pelas trovoadas.... Não só afuguenta a trovoada, mas também outros males como ciclones, nevões, entre outros.

Santa Barbara bendita
De Poiares a patrona
Dessa vossa Capelinha
Sede sempre a sua Dona
Livrai-nos dos ciclones
Dos raios e trovoadas
Dos males dos nossos tempos
Dos granizos e nevadas
Da vossa Capela branca
Desse lindo altar florido
Lançai-nos a vossa bênção
Como a povo estremecido
Virgem – Mártir, Santa Barbara
Acolhei no vosso Manto
As preces da nossa terra
Nos seus risos e no seu pranto
E sereis a Padroeira
Das nossas terras e gados
Renovando, por milagre
A fé dos tempos passados.
E padroeira dos montes
Dos nossos campos e amanhos
Sede vós, Santa, Pastora
Dos nossos podres rebanhos
Salvé pois, ó Santa Bárbara
Que sereis nossa defesa!
Dai ao povo a vossa bênção
E pão que baste na mesa…

Por Deo -Linda


Cruz Santa de Poiares 

Autêntica relíquia Visigótica,mandada fazer pelo Prior do Mosteiro dos Templários, D. Afonso Mendes, em 1225. É de prata fina e está lavrada primorosamente de prata fina lavrada arcaicamente, é também por isto, preciosa. De notável arcaísmo, apresenta numa das faces Cristo crucificado, e, na outra, o Agnus Dei.

É uma cruz processional de inestimável valor. Já correu mundo em esposições da qual salientamos a exposição de Sevilha.


Cruz do Mosteiro dos Templários 

Em Poiares da Régua, um pouco depois do ano mil da era Cristã, foi edificado o Mosteiro dos Templários. A encimar o antigo pórtico da entrada do antiquíssimo Mosteiro encontra-se esta Cruz, feita em granito.



Colégio Salesiano de Poiares



Quinta da Seara D´Ordens - (www.quintasearadordens.pa-net.pt)

Prova e Venda de Vinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário